A importância da comunicação e do marketing para eventos

A organização de eventos é um processo que envolve diversas etapas e estratégias. Todos os detalhes devem ser pensados para que o resultado seja exatamente o desejado pelos organizadores. Nesse artigo vamos falar sobre a importância da comunicação e marketing para eventos, destacando as vantagens e serviços oferecidos. Descubra de que forma os profissionais dessas áreas podem agregar ao seu evento e torná-lo inesquecível.

88480af330ef4e12923301a0e8493063 Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

O que faz a comunicação e marketing

Um dos principais elementos para um evento de qualidade é a sua promoção. E diferente do que muitas pessoas imaginam, divulgar um evento vai muito além da produção de material gráfico de divulgação.

Diversas estratégias devem ser implementadas para que o evento consiga atrair a visibilidade necessária. Por isso mesmo, é importante contar com uma agência de comunicação e marketing durante todas as etapas da organização do evento.

Comunicação para eventos

A comunicação é uma área plural, que cuida do relacionamento entre a produção do evento e o público, geral ou especializado.

Um dos serviços oferecidos é o de assessoria de imprensa, com a criação de materiais como releases, que informam a imprensa a respeito do evento que está sendo produzido.

A equipe de comunicação também pode atuar na publicidade e propaganda, criando o conteúdo para campanhas publicitárias, comerciais, anúncios e similares, visando divulgar o evento para o maior número de pessoas possível.

Outra frente de trabalho da comunicação é a gestão e desenvolvimento de conteúdo para sites e blogs. Esses são importantes canais de comunicação, que devem ser explorados para tornar o evento um sucesso.

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Marketing para eventos

Enquanto a assessoria de comunicação atua diretamente com a imprensa e com o público, o marketing para eventos pode ser direcionado ao ambiente digital.

Depois de conhecer os objetivos do evento, o público-alvo e demais aspectos importantes, a equipe de marketing deve traçar estratégias que sejam eficientes para garantir resultados. 

Entre essas estratégias está a criação de um planejamento estratégico, que envolva todas as ações que devem ser implementadas. Por isso é importante que a equipe de marketing esteja presente desde o começo da organização.

Para aumentar o engajamento do público, são pensadas estratégias como o e-mail marketing, com envio de e-mails de forma profissional, para as pessoas certas – como convidados, interessados e patrocinadores. 

Além disso, a equipe de marketing cria anúncios patrocinados, para divulgação nos principais canais digitais do momento, como os sites e redes sociais. Dessa forma é possível divulgar o evento para um público expressivo.

Benefícios da comunicação e marketing para eventos

Como você pode ver, a comunicação e marketing para eventos atuam lado a lado. São duas áreas diferentes, responsáveis por implementar estratégias direcionadas ao mesmo objetivo: garantir que o evento alcance os melhores resultados.

São muitos os benefícios de contratar uma agência de comunicação e marketing para o seu evento. As estratégias traçadas permitem aumentar a visibilidade do evento, gerar vendas e destacar o evento no mercado.

Glenn Carstens-Peters

O que a Candiá Produções pode fazer por você

Somos uma agência de eventos moderna. Oferecemos serviços de comunicação, marketing e produção de eventos, de forma integrada, criativa e alinhada com as necessidades dos clientes.

Atuamos na criação e implementação de estratégias eficientes para que o seu evento alcance todos os resultados almejados. Conte com o nosso suporte personalizado para criar eventos únicos e inesquecíveis.

Publicado: 18 nov, 2022

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conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

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