Candiá Produções assina produção executiva de projeto dedicado à valorização do Teatro Popular de Bonecos no DF

Ao longo de todo o ano de 2024, o grupo Mamulengo Fuzuê realiza o projeto Viva o Mamulengo!, uma iniciativa de manutenção e difusão do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no Distrito Federal. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o mamulengo ganha fôlego renovado neste trabalho que une salvaguarda, formação de novos brincantes, circulação de espetáculos e valorização da memória. A Candiá Produções assina a produção executiva do projeto, acompanhando desde a fase de planejamento e formatação até a execução e articulação institucional.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o projeto celebra os 17 anos do Mamulengo Fuzuê com um conjunto consistente de ações que reconhecem o grupo como um dos principais expoentes do teatro de bonecos na capital. A programação inclui apresentações em escolas, oficinas com mestres da cultura popular, vivências internas com o grupo, pesquisa teórica, restauração do acervo, além do lançamento de um livro e de uma exposição.

As atividades começam no dia 22 de maio, com a apresentação do espetáculo “A Chegança da Burrinha Calunga em Terras Candangas” na Escola Classe 40, em Ceilândia, reafirmando o compromisso do grupo com a formação de público e a valorização das linguagens populares nos territórios.

“Ser contemplado com esse edital de manutenção é uma grande conquista para nós, pois nos possibilita celebrar e compartilhar com o público os nossos 17 anos de trabalho e dedicação ao Teatro de Bonecos Popular. Essa oportunidade também nos dá ferramentas e condições para nos estruturar e seguir em frente”, afirma Thiago Francisco, brincante e fundador do Mamulengo Fuzuê.

Salvaguarda, formação e memória em foco

O projeto prevê a restauração de bonecos, figurinos e adereços do acervo do grupo, trabalho que será realizado pela artista Maria Villar. Em paralelo, o Fuzuê promoverá três vivências de capacitação interna com nomes fundamentais da cultura popular: o palhaço e diretor teatral Zé Regino, o mamulengueiro Chico Simões e o brincante Tico Magalhães.

Na frente teórica, o grupo contará com a orientação da pesquisadora e bonequeira Izabela Brochado, que acompanha a elaboração de uma pesquisa sobre o Teatro de Bonecos Popular no DF, com base em sua longa trajetória como artista e acadêmica na área. Todo esse processo resultará no lançamento do livro e da exposição “Mamulengo Patrimônio Brasileiro”, além da manutenção do site do grupo, importante ferramenta de memória e articulação digital.

Para a Candiá Produções, assinar a produção executiva de um projeto dessa natureza reforça seu compromisso com práticas que vão além da cena e tocam profundamente os campos da memória, da educação, da cultura como bem comum e do cuidado com os processos.

“O Viva o Mamulengo é um projeto que tem corpo, alma e chão. Ele atua no cuidado com o acervo, na formação continuada dos brincantes, na relação com as escolas e no fortalecimento da memória viva do teatro popular. Assinar sua produção executiva é, para nós, um gesto de reverência ao mamulengo e ao seu lugar fundamental nas expressões da cultura brasileira”, afirma Valéria Amorim, diretora da Candiá.

Mamulengo Fuzuê – 17 anos de história

É brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro que celebra a arte e a cultura popular. O parto do grupo aconteceu em 2007, no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Com mais de 15 anos de carreira, é reconhecido como expoente da nova geração do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. São sete espetáculos autorais e diversos prêmios, com passagens por festivais pelo DF, em todas as regiões do Brasil e em países como México e El Salvador. Atualmente, é formado pelo diretor e bonequeiro Thiago Francisco e pelos músicos e brincantes Maísa Arantes, Rene Bomfim, Joelma Bomfim, Layza Almeida, Gilson Alencar e Inácio Francisco.

A tradição do Mamulengo

O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Uma tradição que nasceu nos interiores do Nordeste e se difundiu para outras regiões através dos processos de migração. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco, Distrito Federal e São Paulo; de Babau, na Paraíba; de Calunga ou João Redondo, no Rio Grande do Norte; e de Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão. Há diferentes versões sobre a origem do Mamulengo, uma delas conta que a irreverência encarnada nos bonecos nasce como invenção de africanos escravizados, em uma fazenda no interior do Nordeste, para contestar as relações de desigualdade social a que eram submetidos. Em 2015, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

ESPETÁCULOS DO REPERTÓRIO

A Chegança da Burrinha Calunga Uma trupe de caminhantes viaja Brasil adentro em busca de um lugar ideal para viver e celebrar a vida: a brincante musicista Da Luz, o Tocador e um Bonequeiro. Todos seguem guiados pela Burrinha Calunga e os bonecos Mateus, Catita e Birico. No meio da jornada, a trupe faz festa, canta, dança e se envolve em diversas confusões, tendo que enfrentar a fome e enganar o Capiroto e a Morte para garantir a sua sobrevivência. 

Benedito, Abençoado e Bendizido Benedito e Rosinha vivem uma história de amor e luta por trabalho e justiça. Enfrentando os desmandos do Capitão João Redondo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza… Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

PROGRAME-SE

Viva o Mamulengo! QUANDO: durante o ano de 2024

Apresentações, oficinas e vivências!

instagram.com/mamulengofuzue

Publicado: 16 abr, 2024

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

As imagens que circulam no marketing, no audiovisual e na mídia moldam parte significativa do imaginário coletivo. Quem aparece nas telas, quais histórias ganham legitimidade, quem tem o direito de narrar: tudo isso influencia diretamente como construímos identidade,...

Comunicação e marketing socioambiental: sementes entre o mundo que temos e o mundo que precisamos replantar

Vivemos um tempo em que a crise climática já não é uma previsão distante, ela está aqui, agora. Enchentes, secas, calor extremo, insegurança alimentar: os sinais são claros. Mas mesmo diante desse cenário, ainda tropeçamos em sobrecarga informacional, negacionismos e...

Artista marabaense Daissak estreia nas plataformas com EP autoral

Trabalho valoriza maternidade, ancestralidade e cultura amazônica em três canções profundas, agora disponíveis nos principais agregadores de música

O Jornalismo na Era Digital: o que influencers e redes sociais têm a ansinar

A revolução digital trouxe mudanças profundas na forma como consumimos informação. Se, por um lado, jornalistas desempenham um papel essencial na construção da verdade e na prestação de serviços à sociedade, por outro, os influencers têm se destacado por estabelecer...

Montagem e gestão de equipes: o primeiro passo para ampliar resultados no Terceiro Setor

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, mas sim por uma equipe.” Steve Jobs –
No universo da comunicação para projetos culturais e do terceiro setor, montar uma equipe eficiente é o alicerce para alcançar resultados transformadores. É mais do que distribuir tarefas: trata-se de criar um ambiente onde criatividade, estratégia e execução andem de mãos dadas.

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

As imagens que circulam no marketing, no audiovisual e na mídia moldam parte significativa do imaginário coletivo. Quem aparece nas telas, quais histórias ganham legitimidade, quem tem o direito de narrar: tudo isso influencia diretamente como construímos identidade,...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]