Capoeira, Teatro, Educação Pública: é jogando que se vive a vida!

Desenvolvido pelos educadores do Centro de Ensino São José de Ribamar o projeto ‘Capoeira Ribamarense como instrumento de valorização da identidade e transformação social’ possibilitou aos estudantes a oportunidade de uma imersão na cultura afro-brasileira, através da capoeira, teatro, educação e comunicação.   

O Projeto teve por objetivo geral desenvolver a autoestima da comunidade através da valorização e difusão da cultura local. Despertar nos estudantes um interesse pelo ambiente escolar, pelo mundo da pesquisa científica e a produção artística, como alternativa à violência e a falta de perspectiva social, tendo como fio condutor a capoeira.

Ao conhecer a primeira edição do edital “Com Ciência Cultural”, os educadores perceberam a oportunidade de formar um grupo permanente de pesquisas e práticas em culturas de resistência e paz, o Grupo Baobá.  Apresentaram o projeto para comunidade escolar e na mesma manhã tiveram a honra de receber o espetáculo: “Contos Africanos”, do ator Urias de Oliveira. Nesse momento, perceberam que o desafio de trabalhar com temáticas de origem africana seria grande, mas mantiveram seus ideais.

O grupo se reuniu durante 7 meses, vivenciando momentos de empoderamento. Nesse período tiveram aula de capoeira com o Júnior Ferreira, construíram juntos a Performance “Capoeira é liberdade”, com Urias e Emanuel Balata, fizeram pesquisa juntos aos grupos de Ribamar, leram, escreveram, e produziram o artigo “ A origem da Capoeira em São José de Ribamar”.

Descobriram que a Capoeira no contexto atual ribamarense, assim como em âmbito mais amplo, apresenta-se como uma prática plural no que se refere aos seus usos, os quais variam de atividade esportiva, arte, luta terapia, emprego e filosofia de vida baseada nos princípios morais: respeito-mútuo, disciplina, destreza, persistência, perdão e resiliência.

A convite da educadora e proponente do projeto, Paloma Sá, contribuímos na construção da identidade visual e material impresso, o Zine Negr’art, que foi produzido pelos alunos e educadores em parceria com a Zineira e Educomunicadora Lanna Luiza.

Baobá brotando a semente, que venham as flores e os frutos! Parabéns aos envolvidos!

ZINE NEGRART Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

FICHA TÉCNICA:

PALOMA SÁ DE CASTRO CORNELIO

Coordenação, Pesquisa, Produção e Orientação

SIRLENE MELÔNIO DOS SANTOS

Pesquisa, Produção e Orientação

SILDILEIA MELÔNIO DOS SANTOS

Pesquisa, Produção e Orientação

WERLYS DE JESUS SANTOS CUNHA

Pesquisa, Produção e Orientação

URIAS DE OLIVEIRA

Preparação de atores, Concepção de espetáculo, Cenário e Figurino. Direção teatral.

MANUEL BALATA

Assistente de direção teatral

JUNIOR

Professor de capoeira

RUBEM JAYRON

Filmagem e edição

LANNA LUIZA

Especialista em educação e fanzine

VALÉRIA DINIZ DE AMORIM

Designer e Diagramadora

INSTITUIÇÃO

Centro de Ensino São José de Ribamar

Publicado: 20 out, 2018

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Por que a gente não vai entrar na trend do Studio Ghibli (e o que aprendemos com isso)

Nos últimos dias, uma nova trend de IA viralizou nas redes: imagens lindas, com aquele toque mágico e nostálgico típico das animações do Studio Ghibli. E, sim, a estética é encantadora. Mas aqui na Candiá, a gente decidiu não entrar nessa trend, e queremos te contar o...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Circuito de Palestras do PROFISSIONALISA 2025 promove qualificação e acesso ao mercado cultural e da beleza

Brasília, [20] – No próximo sábado, 22 de março, o Instituto Saber Amar (ISA) realiza o Circuito de Palestras Educacionais do PROFISSIONALISA 2025, uma iniciativa que amplia o conhecimento e a capacitação de profissionais e estudantes das áreas de cultura e beleza....

Dicas de marketing online e os benefícios do perfil da empresa no Google

No mundo digital de hoje, visibilidade é tudo. Se o seu negócio ou organização não está aparecendo na hora certa, no lugar certo, você está perdendo oportunidades. Uma das formas mais simples e eficazes de aumentar sua presença online é com o Perfil da Empresa no...

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]