Casa das Artes e Kizomba recebem Prêmios do Ministério da Cultura

A valorização da gastronomia local e das danças populares, por meio desses grupos, destacam Imperatriz no panorama da cultura nacional

A cultura de Imperatriz chama a atenção no cenário nacional mais uma vez. Dessa vez, se destacam a Associação Cultural Casa das Artes e o Grupo de Danças Kizomba, que receberam em suas devidas categorias um prêmio do Ministério da Cultura. Trata-se do Prêmio de Culturas Populares, que em 2017 fez homenagem ao cordelista Leandro Gomes de Barros. A iniciativa faz parte da política de valorização das culturas populares por parte do Ministério da Cultura, implementadas pelo ex-ministro Gilberto Gil e que tem fomentado grupos e práticas culturais diversas no Brasil inteiro.

KIZOMBA 3 Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Casa das Artes

Esse é o terceiro prêmio que Imperatriz recebe por meio da Casa das Artes. O primeiro foi para a Mestra Francisca do Lindô, quando foi reconhecida como Mestra pelo seu trabalho (2009); o segundo para o I Festival de Cultura Popular que colocou em evidência o Projeto de Lei dos Mestres, ainda em tramitação no Executivo (2014); e o terceiro também para o III Festival de Cultura Popular com o projeto “Saberes, Fazeres e Sabores do Povo” que visa desenvolver uma campanha de valorização e reconhecimento do fazer cultural da panelada e do cuscuz de arroz (2017).

Para a coordenadora geral da Casa das Artes Lília Diniz: “O Prêmio vem para reforçar a identidade cultural da cidade e região marcada por dois elementos da cultura gastronômica e demonstrar o quanto Imperatriz é uma potência cultural no cenário nacional”.

A Campanha “Saberes, Fazeres e Sabores do Povo”, já em curso, prevê um Festival de comidas regionais a ser realizado nas Quatro Bocas no mês de julho; o encaminhamento à Secretaria de Cultura do Estado e à Câmara de Vereadores de um dossiê para fins de estudo; registro e reconhecimento desses pratos típicos enquanto patrimônio cultural do município; e a proposição do Projeto de Lei, já em andamento, do Dia Municipal da Panelada.

Com tais ações a coordenação colegiada da Casa das Artes pretende contribuir para o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas famílias que vivem da feitura e comercialização desses alimentos, que tem um jeito próprio de ser feito e comercializado na cidade, fato esse que os torna marcas identitárias da cidade, e, embora apareçam em outros estados brasileiros, em Imperatriz ganham especificidades e valores culturais únicos.

Kizomba

Nascido no bairro Vila Redenção e coordenado pela Mestra Maria do Amparo, o Grupo de Danças Kizomba é expressão forte da cultura local e tem representado a cidade em alguns festivais pelo Brasil. Recebeu o Prêmio de Culturas Populares 2017 pelo amplo trabalho de fortalecimento da cultura maranhense e resistência cultural na cidade de Imperatriz.

 De acordo com Amparo, o prêmio chegou em um momento importante do grupo que mantém suas atividades por mais de vinte anos com muitas dificuldades, mas ainda assim com intenso brilho e beleza.       

Para Renata Lobato, componente do Kizomba: “Compartilhar o prêmio com o Batalhão Real de Dona Francisca é uma forma de tornar viva a memória da Mestra Francisca que trouxe o Lindô e a Mangaba para Imperatriz e que muito contribuiu para a cultura da cidade e região”.

O recurso concedido pelo prêmio será utilizado em ações de formação em danças populares no bairro Santa Inês e Vila Redenção, no intuito de fortalecer o próprio grupo e o grupo Batalhão Real da saudosa Mestra Francisca do Lindô, que é uma referência para o Kizomba.

Sugestões para entrevistas:

Lília Diniz – coordenadora da Casa das Artes

Vivo (99) 9 9200-0238 e WhatsApp (61) 9 8215-1171

Prof. Maria do Amparo –  coordenadora do Grupo Kizomba

Tim e WhastApp (99) 9 8115-6269

Assessoria de Imprensa: Candiá Produções

Publicado: 3 jan, 2018

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Por que a gente não vai entrar na trend do Studio Ghibli (e o que aprendemos com isso)

Nos últimos dias, uma nova trend de IA viralizou nas redes: imagens lindas, com aquele toque mágico e nostálgico típico das animações do Studio Ghibli. E, sim, a estética é encantadora. Mas aqui na Candiá, a gente decidiu não entrar nessa trend, e queremos te contar o...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Circuito de Palestras do PROFISSIONALISA 2025 promove qualificação e acesso ao mercado cultural e da beleza

Brasília, [20] – No próximo sábado, 22 de março, o Instituto Saber Amar (ISA) realiza o Circuito de Palestras Educacionais do PROFISSIONALISA 2025, uma iniciativa que amplia o conhecimento e a capacitação de profissionais e estudantes das áreas de cultura e beleza....

Dicas de marketing online e os benefícios do perfil da empresa no Google

No mundo digital de hoje, visibilidade é tudo. Se o seu negócio ou organização não está aparecendo na hora certa, no lugar certo, você está perdendo oportunidades. Uma das formas mais simples e eficazes de aumentar sua presença online é com o Perfil da Empresa no...

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]