Casa das Artes e Kizomba recebem Prêmios do Ministério da Cultura

A valorização da gastronomia local e das danças populares, por meio desses grupos, destacam Imperatriz no panorama da cultura nacional

A cultura de Imperatriz chama a atenção no cenário nacional mais uma vez. Dessa vez, se destacam a Associação Cultural Casa das Artes e o Grupo de Danças Kizomba, que receberam em suas devidas categorias um prêmio do Ministério da Cultura. Trata-se do Prêmio de Culturas Populares, que em 2017 fez homenagem ao cordelista Leandro Gomes de Barros. A iniciativa faz parte da política de valorização das culturas populares por parte do Ministério da Cultura, implementadas pelo ex-ministro Gilberto Gil e que tem fomentado grupos e práticas culturais diversas no Brasil inteiro.

KIZOMBA 3 Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Casa das Artes

Esse é o terceiro prêmio que Imperatriz recebe por meio da Casa das Artes. O primeiro foi para a Mestra Francisca do Lindô, quando foi reconhecida como Mestra pelo seu trabalho (2009); o segundo para o I Festival de Cultura Popular que colocou em evidência o Projeto de Lei dos Mestres, ainda em tramitação no Executivo (2014); e o terceiro também para o III Festival de Cultura Popular com o projeto “Saberes, Fazeres e Sabores do Povo” que visa desenvolver uma campanha de valorização e reconhecimento do fazer cultural da panelada e do cuscuz de arroz (2017).

Para a coordenadora geral da Casa das Artes Lília Diniz: “O Prêmio vem para reforçar a identidade cultural da cidade e região marcada por dois elementos da cultura gastronômica e demonstrar o quanto Imperatriz é uma potência cultural no cenário nacional”.

A Campanha “Saberes, Fazeres e Sabores do Povo”, já em curso, prevê um Festival de comidas regionais a ser realizado nas Quatro Bocas no mês de julho; o encaminhamento à Secretaria de Cultura do Estado e à Câmara de Vereadores de um dossiê para fins de estudo; registro e reconhecimento desses pratos típicos enquanto patrimônio cultural do município; e a proposição do Projeto de Lei, já em andamento, do Dia Municipal da Panelada.

Com tais ações a coordenação colegiada da Casa das Artes pretende contribuir para o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas famílias que vivem da feitura e comercialização desses alimentos, que tem um jeito próprio de ser feito e comercializado na cidade, fato esse que os torna marcas identitárias da cidade, e, embora apareçam em outros estados brasileiros, em Imperatriz ganham especificidades e valores culturais únicos.

Kizomba

Nascido no bairro Vila Redenção e coordenado pela Mestra Maria do Amparo, o Grupo de Danças Kizomba é expressão forte da cultura local e tem representado a cidade em alguns festivais pelo Brasil. Recebeu o Prêmio de Culturas Populares 2017 pelo amplo trabalho de fortalecimento da cultura maranhense e resistência cultural na cidade de Imperatriz.

 De acordo com Amparo, o prêmio chegou em um momento importante do grupo que mantém suas atividades por mais de vinte anos com muitas dificuldades, mas ainda assim com intenso brilho e beleza.       

Para Renata Lobato, componente do Kizomba: “Compartilhar o prêmio com o Batalhão Real de Dona Francisca é uma forma de tornar viva a memória da Mestra Francisca que trouxe o Lindô e a Mangaba para Imperatriz e que muito contribuiu para a cultura da cidade e região”.

O recurso concedido pelo prêmio será utilizado em ações de formação em danças populares no bairro Santa Inês e Vila Redenção, no intuito de fortalecer o próprio grupo e o grupo Batalhão Real da saudosa Mestra Francisca do Lindô, que é uma referência para o Kizomba.

Sugestões para entrevistas:

Lília Diniz – coordenadora da Casa das Artes

Vivo (99) 9 9200-0238 e WhatsApp (61) 9 8215-1171

Prof. Maria do Amparo –  coordenadora do Grupo Kizomba

Tim e WhastApp (99) 9 8115-6269

Assessoria de Imprensa: Candiá Produções

Publicado: 3 jan, 2018

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conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

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