Dicas sobre acessibilidade nos eventos

Que tal entender um pouco sobre o universo da inclusão e acessibilidade nos eventos?

Você sabia que existem mais de 45 milhões de pessoas que possuem alguma dificuldade ou deficiência?

Quase 25% da população (censo de 2010) tem algum grau de dificuldade: problemas para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus. Cadeirantes, idosos, gestantes, obesos, cegos, surdos, mudos, pessoas com nanismo e com dificuldade de locomoção dentre outras diversas situações, passam por inúmeras barreiras por falta de rampas, documentos em braile e profissionais que atendem essas peculiaridades durante os eventos e na vida cotidiana.

Dar as pessoas acessos aos bens disponíveis a demais cidadãos é uma preocupação essencial para qualquer profissional de eventos. A inclusão combate o preconceito! Conscientizar as pessoas é fundamental pela extrema relevância deste tema.

A “Inclusão” é um conjunto de ações que combatem, com objetivo de todos terem iguais oportunidades. Já a “acessibilidade” se refere a possibilidades de acesso com segurança e autonomia.

O termo “pessoas com deficiência” se refere à deficiência visual, auditiva, intelectual ou física. Já “pessoas com mobilidade reduzida” diz respeito aos idosos, gestantes, obesos e pessoas com criança de colo.

Durante a visita técnica no local onde o evento será realizado e ainda durante o planejamento é importante verificar com atenção necessidades especiais no evento. 

Uma forma de buscar essas informações junto aos participantes é inserir um formulário de inscrições que seja possível filtrar as necessidades de atendimento diferenciado.

Captura de Tela 2020 08 27 as 10.13.21 Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Abaixo listo algumas dicas importantes para que possamos juntos passar a refletir ações de imensa importância na organização dos eventos, com foco na “acessibilidade”:

1 – Contratar pessoas capacitadas para lidar com as diferenças é uma boa forma de facilitar a comunicação dentro do evento. Guias e intérpretes são a interface dos eventos acessíveis. Eles podem interagir com os convidados de forma a facilitar, incluir e melhorar a experiência dos participantes

*A presença de intérpretes de “libras”, por exemplo, é essencial para que os participantes surdos possam compreender as informações e sanar suas dúvidas com facilidade;

2 – Separar um ambiente no evento para pessoas com deficiência, dificuldades de locomoção ou mobilidade reduzida e deixar um colaborador a disposição para atendimento;

3 – Além da escolha de um bom espaço para acomodar adequadamente esses convidados é preciso se lembrar das áreas internas e externas;

4 – A acessibilidade deve estar presente desde o estacionamento com vagas separadas e disponíveis até o banheiro, que deve ser identificado com etiqueta em braile próximo a maçaneta. 

*Muita atenção ao palco e aos locais onde os eventos sociais acontecerão, bem como na plenária caso alguém que vá participar da mesa de honra necessite desta atenção e cuidado.

5 – A entrada e saída devem ser bem distribuídas, com rampas e corrimãos que facilitem o deslocamento;

6 – Materiais em braile para divulgação da localização e programação devem ser disponibilizados;

7 – Observar número de assentos para obesos e cadeirantes bem como preparar mesas para canhotos;

8 – Observar bem e desobstruir rota de fuga, deixar espaços livres para cadeirantes;

9 – Oferecer acessibilidade para venda do ingresso ou da inscrição: tanto no ponto físico quanto no virtual;

10 – Oferecer espaço kids para apoio as mães.

Uma dica para encontrar profissionais do segmento é que o profissional de eventos procure nas entidades ligadas a categoria desejada, sempre poderão ajudar com boas indicações caso não prestem o serviço desejado!

Procure se informar sobre fornecedores que oferecem serviços ligados a estenotipia e audiodescrição. Estenotipia é a legenda ao vivo na transmissão de vídeo. Audiodescrição é descrição falada nas imagens com uso de equipamentos de tradução.

Com relação ao credenciamento

As pessoas devem ser recebidas por ordem de chegada em guichê separado. Uma fila deve ser organizada para esta finalidade e a equipe de credenciamento deve estar preparada e atenta, a secretaria deve sinalizar com fácil identificação o acesso.

Com relação a sinalização/comunicação

Use placas e cartazes lembrando da descrição em braile e com fontes que facilitam a leitura, os avisos devem ser de fácil captação utilizando equipamentos de som em todas as áreas de acesso presentes no evento.

Uma ação importante relacionada a comunicação é sempre informar recursos de acessibilidade, espaços reservados para cadeiras de rodas e pessoas com deficiência. 

Com relação a alimentação

Garantir fácil acesso nas vendas e ainda cardápios personalizados em braile, com equipes preparadas próximas para qualquer eventualidade é fundamental.

Em resumo

Área de embarque e desembarque, áreas reservadas, banheiros adaptados, comunicação em braile, equipe orientada a ajudar, obstáculos nivelados por rampas e um website adaptado são itens que auxiliam bastante esse grupo de convidados que merecem total atenção e dedicação.

Acessibilidade é um desafio em todo Brasil pois alguns lugares e profissionais ainda não refletiram sobre esta importância, as pessoas necessitam muito do auxílio de outras para ir e vir e isso de fato não é legal infelizmente.

Todas as pessoas possuem direitos a transporte, saúde e educação. Não esqueçamos desses participantes em nossos eventos. Com simples atitudes demonstramos respeito e acolhimento por estes participantes.

Para informações mais detalhadas sugiro a leitura do “Guia de acessibilidade da UFPR”. Foi o material mais completo que achei para pesquisar sobre o tema e auxiliar os profissionais do segmento e realizadores de eventos a se atentarem a pequenos gestos que surtem grandes efeitos no decorrer dos eventos.

Pensar em interações com a comunidade muda, cega e surda é essencial. Tudo o que estiver ao alcance do profissional de eventos para gerar liberdade e promover autonomia ao convidado deve ser feito.

Espero que tenham gostado deste tema e conteúdo, existem materiais bem mais completos e com dicas mais detalhadas, nessa postagem nosso objetivo é chamar atenção para este tema de altíssima importância nos eventos!

por Luane Bittes

Publicado: 17 jun, 2020

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conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

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