Lançamento da revista ‘BrinCriando’ acontece hoje no 15° Salimp

Te convidamos para o lançamento, que acontece neste sábado, dia 04 de novembro, no espaço Café Literário do 15º Salimp. Na ocasião, teremos um bate papo com a idealizadora da revista, Jô Santos, e para comemorar a materialização desse sonho, apresentações com Teatro de Dedoches, música, sorteio de alguns exemplares  e venda da revista, que pode ser adquirida por apenas R$ 30,00.

banner Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Para apresentar a proposta pedagógica da revista, Jô Santos convidou os alunos do Ensino Fundamental da Escola Renato Cortez Moreira para participarem e interpretarem junto com ela um dos textos teatrais disponíveis no conteúdo da revista.  O lançamento também será um momento de celebração do aniversário de 7 anos da Cia Teatral Cata e Conta Histórias, de homenagear e agradecer todos aqueles que acreditaram no projeto e que colaboraram para realização deste sonho.

Utilizando recursos diversificados para estimular a Contação de Histórias, seja no ambiente escolar ou de pais e mães para filhos e filhas, a educadora criou a revista no intuito de estimular a formação de leitores de maneira divertida, associando a leitura com o texto teatral e a utilização dos dedoches (teatro de bonecos que se manipula com os dedos), para recontar vários gêneros de histórias, clássicos infantis, fábulas, contos populares e regionais.

Articulando escrita e oralidade a Revista BrinCriando é um dos frutos do trabalho que vem sendo desenvolvido em Imperatriz e região pela Atriz, Educadora, Recreadora e Contadora de Histórias, Jô Santos, ao longo de 20 anos para crianças, educadores e o público em geral. A revista vem acompanhada de um Kit de Dedoches, confeccionados em feltro e feitos a mão, pela autora Jô Santos.  

Conhecida na cidade de Imperatriz por animar festas infantis e contar histórias, Jô Santos agora se aventura pelo mundo da literatura como escritora. A proposta inicial do projeto foi idealizada em 2012, após conversas de incentivo com o historiador Adalberto Franklin, que desde o inicio acreditou na realização da ideia. Durante estes 4 anos, Jô foi tecendo seu sonho com muitos amigos, que também acreditaram e tornaram realidade o sonho da educadora. “O grande incentivador foi o Adalberto,  meus filhos Lívia e Lucas, que são minhas grandes inspirações, e as crianças, meus anjos, que acreditam na arte de contar história. Procurei a Lília Diniz, ela indicou sua filha Valéria Amorim, que foi a pessoa que diagramou e coordenou o material impresso por meio da Candiá Produções. […] A revista será levada para as escolas, festas infantis e demais eventos, como forma de divulgar meu trabalho.” afirma Jô Santos.

SOBRE A AUTORA

Joanires Maria dos Santos Sousa é professora, atriz, contadora de histórias, educadora física, artesã e participante ativa dos movimentos artísticos-culturais em Imperatriz (MA) desde 1983. Atuou em Caxias (MA), fez Cursos e Oficinas de Teatro. A partir do Espetáculo Infanto Juvenil “Meteoro! Aqui Vou eu”, que interpretava o Palhaço Peteleco, iniciou-se a descoberta na animação, recreação e na arte de contar histórias. Desenvolveu suas atividades no Grupo Teatral Oásis, tornando se conhecida como tia “Jô Peteleco”, personagem típico da cidade. Criou a Cia Teatral Cata e Conta Historias com o objetivo de pesquisar o desenvolvimento e o prazer do ator-contador no ato de contar e ouvir histórias.

É graduada em Letras pela UEMASUL, Licenciada em Educação Física pela Unisulma, Especialista em Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea pela UEMASUL, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade FACIBRA e Técnica Brinquedista. Realiza apresentações e oficinas em escolas, praças, shoppings, espaços culturais e festas particulares.


EXPEDIENTE:
Textos: Joanires Maria dos Santos Sousa (Jô Santos)
Revisão:Graça Silva e Benedito Salazar
Colaboração:Rafael Silva
Fotografias: Daniel Sena e Samuel Silva
Nome da Revista: José Geraldo
Coordenação Editorial, Identidade visual e Diagramação:
Valéria Amorim (Candiá Produções)
Produção:Casa das Artes & Candiá Produções

Ilustrações: Tonneves Silva e Bancos de imagens.
(Imagens usadas sob licença dos sites freepik.com e shutterstock.com)

Impressão: Candiá Produções
(www.candiaproducoes.com)

Tiragem: 2000 Exemplares

Publicado: 25 nov, 2017

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

As imagens que circulam no marketing, no audiovisual e na mídia moldam parte significativa do imaginário coletivo. Quem aparece nas telas, quais histórias ganham legitimidade, quem tem o direito de narrar: tudo isso influencia diretamente como construímos identidade,...

Comunicação e marketing socioambiental: sementes entre o mundo que temos e o mundo que precisamos replantar

Vivemos um tempo em que a crise climática já não é uma previsão distante, ela está aqui, agora. Enchentes, secas, calor extremo, insegurança alimentar: os sinais são claros. Mas mesmo diante desse cenário, ainda tropeçamos em sobrecarga informacional, negacionismos e...

Artista marabaense Daissak estreia nas plataformas com EP autoral

Trabalho valoriza maternidade, ancestralidade e cultura amazônica em três canções profundas, agora disponíveis nos principais agregadores de música

O Jornalismo na Era Digital: o que influencers e redes sociais têm a ansinar

A revolução digital trouxe mudanças profundas na forma como consumimos informação. Se, por um lado, jornalistas desempenham um papel essencial na construção da verdade e na prestação de serviços à sociedade, por outro, os influencers têm se destacado por estabelecer...

Montagem e gestão de equipes: o primeiro passo para ampliar resultados no Terceiro Setor

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, mas sim por uma equipe.” Steve Jobs –
No universo da comunicação para projetos culturais e do terceiro setor, montar uma equipe eficiente é o alicerce para alcançar resultados transformadores. É mais do que distribuir tarefas: trata-se de criar um ambiente onde criatividade, estratégia e execução andem de mãos dadas.

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

As imagens que circulam no marketing, no audiovisual e na mídia moldam parte significativa do imaginário coletivo. Quem aparece nas telas, quais histórias ganham legitimidade, quem tem o direito de narrar: tudo isso influencia diretamente como construímos identidade,...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]