Nota de repúdio às novas diretrizes da Meta

Brasília, 09 de janeiro de 2025

A Candiá Produções vem a público expressar profunda preocupação e repúdio às recentes alterações nas diretrizes de moderação de conteúdo anunciadas pela Meta, que flexibilizam regras para discursos de ódio direcionados a comunidades LGBTQIA+, mulheres, imigrantes e outros grupos vulneráveis. Essas mudanças, que permitem associar transexualidade e homossexualidade a doenças mentais sob o pretexto de “discurso político ou religioso”, representam um grave retrocesso em direitos humanos e segurança digital.

A Candiá é uma agência comprometida com a inclusão, a equidade de gênero e a acessibilidade. Trabalhamos ativamente para promover a valorização de todas as pessoas, especialmente aquelas historicamente marginalizadas, como mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e comunidades periféricas. Consideramos inaceitável que plataformas que moldam o comportamento global permitam o avanço de narrativas discriminatórias e desumanizadoras.

Impactos Reais e Alarmantes

As novas diretrizes da Meta não apenas legitimam discursos prejudiciais, como também colocam em risco a segurança e dignidade de milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, um país onde crimes motivados por discriminação de gênero e sexualidade ainda são alarmantemente frequentes, essa mudança tem o potencial de agravar situações de violência e exclusão.

A normalização de expressões que estigmatizam comunidades vulneráveis cria um ambiente que legitima o preconceito, desestimula a inclusão e mina os avanços em direitos humanos. Empresas com a responsabilidade e alcance da Meta devem atuar como agentes de transformação positiva, e não como plataformas para a disseminação de ódio e desinformação.

Convocamos Ação e Solidariedade

Como usuária e profissional que utiliza as plataformas da Meta para trabalhar, promover causas sociais e conectar pessoas, sinto-me pessoalmente impactada por essa mudança. Esses espaços, que deveriam ser ferramentas para ampliar vozes diversas, estão sendo transformados em ambientes de exclusão e retrocesso. Precisamos agir.

Por isso, convidamos todos os nossos clientes, parceiros e a sociedade civil a assinar o abaixo-assinado da All Out, que busca pressionar a liderança da Meta a reverter essas diretrizes e retomar seu compromisso com comunidades inclusivas e seguras.

A Candiá Produções reafirma seu compromisso em lutar por uma comunicação que respeite, valorize e promova a diversidade. Nosso trabalho continuará sendo uma ferramenta de transformação e resistência. Não ficaremos em silêncio diante de qualquer tentativa de silenciar ou marginalizar pessoas e grupos que buscam justiça e igualdade.

Por uma internet mais humana, segura e inclusiva.

Publicado: 9 jan, 2025

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Cultura popular pernambucana ganha destaque no filme ‘A Maldição do Mamulengo’

Pernambuco, berço de algumas das manifestações culturais mais ricas do Brasil, é o cenário da segunda etapa de gravações do documentário-ficção "A Maldição do Mamulengo".  O filme une elementos documentais e ficcionais para homenagear mestres que são guardiões...

Parceria estratégica: por que o Terceiro Setor precisa de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

Encandeia, meu Candiá: a história por trás do nosso nome e trajetória

Seja como lamparina, verbo ou nome próprio, “Candiá” é sobre iluminar caminhos, criar conexões e transforma o mundo através da comunicação.

Hashtags: o guia definitivo para conquistar audiência nas redes sociais

As hashtags são um dos elementos mais simples e poderosos do marketing digital. Utilizadas em plataformas como Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook e X (antigo Twitter), elas funcionam como conectores universais, permitindo que conteúdos sejam agrupados,...

Você também pode gostar:

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]