Pedagogia Griô propõe a união entre a ciência escrita e a tradição oral

Proposta desenvolvida na Bahia está com formação aberta em Brasília e promove novo módulo em novembro

a6d8f2_b203b27aa0ca4ce8872d41a53b96e0b0_mv2_d_3895_5670_s_4_2

O Curso de Formação em Pedagogia Griô Brasília segue com novo módulo nos dias 19 e 20 de novembro. Serão dois dias de estudos e práticas sobre o “Modelo de Ação Pedagógica”, com aulas-encontro na Faculdade de Educação da UnB. A formação é realizada pela Escola de Formação em Pedagogia Griô. No Distrito Federal, tem a parceria do grupo Casa Moringa e da Pareia Comunicação e Cultura.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Esse será o terceiro módulo do curso em Brasília. A formação completa é composta por seis módulos curriculares e ciclos vivenciais em comunidades e tradições. Quem desejar entrar no curso ainda dá tempo, pois haverá uma formação introdutória para novos integrantes no dia 18 de novembro.

O curso também tem turmas em formação na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Oferece certificado pelo projeto Ação Griô Nacional e pelo programa Diversitas, da Universidade de São Paulo (USP). É direcionado a professores, educadores populares, brincantes, estudantes de Humanas e articuladores sociais que desejam trabalhar com o conhecimento e a memória da tradição oral em processos de ensino-aprendizagem.

A PEDAGOGIA GRIÔ

A Pedagogia Griô propõe a vivência e o diálogo entre a tradição oral e a educação formal. Uma pedagogia que coloca a identidade e ancestralidade no centro da roda e a cultura como estruturante para a educação, além de reconhecer o lugar social político e econômico dos mestres griôs na educação. Foi criada por Líllian Pacheco, em 2001, a partir de sua experiência como educadora e coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis – BA), em parceria com Márcio Caires, educador e griô iniciado pela tradição griô do Mali e do Brasil.

A Pedagogia Griô facilita rituais de vínculo e aprendizagem entre as idades, entre a escola e a comunidade, entre grupos étnico-raciais, saberes ancestrais de tradição oral e as ciências e tecnologias universais, por meio de um método de encantamento, vivencial, dialógico e partilhado para a elaboração do conhecimento e de um projeto de vida que tem como foco a expressão da identidade, o vínculo com a ancestralidade e a celebração da vida.

Entre os referenciais teóricos e metodológicos estão a pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral brasileiras, principalmente de raízes afro-indígenas; a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante e Rolando Toro; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; a produção partilhada do conhecimento, de Sergio Bairon.

Sobre o Grão de Luz >> www.acaogrio.org.br

FACILITADORA

Líllian Pacheco – Educadora, escritora e criadora da Pedagogia Griô; Idealizadora e coordenadora dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô, Curso de Pós Graduação na Pedagogia Griô – USP, Universidade Griô, Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV; autora de diversos livros e artigos sobre a Pedagogia Griô.

MÓDULOS DA FORMAÇÃO COMPLETA

I – O que é a Pedagogia Griô
II – O que é Griô? (o lugar do Griô Aprendiz, do Mestre Griô, e do Educador Griô; Caminhada de encantamento e vivência do griô aprendiz nas escolas)
III – Modelo de ação pedagógica, conceitos chaves e rituais de vínculo e aprendizagem
IV – Práticas da Pedagogia Griô em sala de aula e nos diversos espaços da comunidade rural e tradicional
V – Políticas de educação, cultura e comunicação em redes de tradição oral e comunidades tradicionais
VI – Formação do povo brasileiro: Identidade, ancestralidade, diversidade, níveis de consciência e cidadania

INSCRIÇÕES

E-mail: lumeireles@casamoringa.com.br

Telefone: 61 8110.7383 / 3551.8115

Investimento: R$ 250

SERVIÇO

Curso de Formação em Pedagogia Griô | Modelo de Ação Pedagógica

Dias: 19 e 20 de novembro de 2016

Local: Faculdade de Educação da UnB

Realização: Grãos de Luz e Griô (BA) e Programa Diversitas – USP

Parceria Local: Casa Moringa (DF) e Pareia Comunicação e Cultura

Apoio: Candiá Produções, Diversitas e CEAM

CONTATO PARA ENTREVISTAS

Luciana Meireles (DF) – 61 8110.7383 / 3551.8115

Lílian Pacheco (BA) – 75 9215.3581

Márcio Caires (BA) – 75 9985.6108

Publicado: 11 nov, 2016

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Por que a gente não vai entrar na trend do Studio Ghibli (e o que aprendemos com isso)

Nos últimos dias, uma nova trend de IA viralizou nas redes: imagens lindas, com aquele toque mágico e nostálgico típico das animações do Studio Ghibli. E, sim, a estética é encantadora. Mas aqui na Candiá, a gente decidiu não entrar nessa trend, e queremos te contar o...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Circuito de Palestras do PROFISSIONALISA 2025 promove qualificação e acesso ao mercado cultural e da beleza

Brasília, [20] – No próximo sábado, 22 de março, o Instituto Saber Amar (ISA) realiza o Circuito de Palestras Educacionais do PROFISSIONALISA 2025, uma iniciativa que amplia o conhecimento e a capacitação de profissionais e estudantes das áreas de cultura e beleza....

Dicas de marketing online e os benefícios do perfil da empresa no Google

No mundo digital de hoje, visibilidade é tudo. Se o seu negócio ou organização não está aparecendo na hora certa, no lugar certo, você está perdendo oportunidades. Uma das formas mais simples e eficazes de aumentar sua presença online é com o Perfil da Empresa no...

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]