Pela aprovação da Lei dos Mestres

A contribuição do Festival de Cultura Popular de Imperatriz vai para além de reverenciar o reconhecimento dos mestres e mestras que, no silêncio cotidiano, vão construindo, cosendo, forjando e dando cores às identidades diversas de nossa região.

Momentos como esses contribuem para a elevação da auto-estima desses mestres, e no intuito de garantir a salvaguardar a difusão e a transmissão do conhecimento acumulado por guardiões da memória da cidade, mestres de artes e ofícios, que, muitas vezes, não se reconhecem e não são reconhecidos, nem respeitados por sua capacidade criadora e propositiva para uma sociedade de paz com respeito às diversidades. Em 2016, a Sociedade Civil organizada, por meio da Associação Cultural Casa da Artes levou à Câmara de Vereadores de Imperatriz, a proposta do Projeto de Lei “Tesouros Humanos Vivos” que visa proteger o conhecimento, disseminar saberes e amparar financeiramente homens e mulheres, reconhecidos como mestres e mestras da cidade de Imperatriz que desenvolvem atividades culturais por mais de 20 anos comprovadamente.

4d0e493a08384d83a9622e6bbe106b7c Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

O PL colocou Imperatriz na rota das grandes discussões nacionais pela preservação, divulgação e valorização dos conhecimentos tradicionais que alimentam a cultura brasileira em vários segmentos artísticos. E apesar de ter sido amplamente discutido com a comunidade acadêmica, entidades e a comunidade artística da cidade que discute a política cultural, o Conselho de Cultura e a Câmara de Vereadores de Imperatriz, no intuito de aprofundar o assunto e fortalecer as manifestações culturais difundidas pelos mestres e mestras, o projeto não teve andamento.

Diante da situação de emergência pública em função da pandemia do novo coronavírus, a Casa das Artes acredita que a aprovação da lei e a salvaguarda dos mestres e mestras se tornaram ainda mais urgentes, uma vez que muitos deles fazem parte de grupos de risco.

Proteger, preservar e difundir os saberes dos Mestres e Mestras é cuidar da nossa história.

A festa tá bonita! Seguimos na luta.

Publicado: 15 jan, 2021

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Por que a gente não vai entrar na trend do Studio Ghibli (e o que aprendemos com isso)

Nos últimos dias, uma nova trend de IA viralizou nas redes: imagens lindas, com aquele toque mágico e nostálgico típico das animações do Studio Ghibli. E, sim, a estética é encantadora. Mas aqui na Candiá, a gente decidiu não entrar nessa trend, e queremos te contar o...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Circuito de Palestras do PROFISSIONALISA 2025 promove qualificação e acesso ao mercado cultural e da beleza

Brasília, [20] – No próximo sábado, 22 de março, o Instituto Saber Amar (ISA) realiza o Circuito de Palestras Educacionais do PROFISSIONALISA 2025, uma iniciativa que amplia o conhecimento e a capacitação de profissionais e estudantes das áreas de cultura e beleza....

Dicas de marketing online e os benefícios do perfil da empresa no Google

No mundo digital de hoje, visibilidade é tudo. Se o seu negócio ou organização não está aparecendo na hora certa, no lugar certo, você está perdendo oportunidades. Uma das formas mais simples e eficazes de aumentar sua presença online é com o Perfil da Empresa no...

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

Estratégias de marketing digital para eventos e festivais

O Brasil é um dos maiores celeiros culturais do mundo, com eventos e festivais que vão desde celebrações regionais até grandes produções internacionais. Em um cenário onde o digital domina o comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital...

Quando a diversidade é só vitrine

Quando a diversidade é só vitrine

O discurso da diversidade ganhou espaço nas campanhas publicitárias, nos painéis de grandes eventos e nas metas institucionais de ESG. Mas, quando desviamos o olhar do que está na vitrine e observamos os bastidores da comunicação e do marketing no Brasil, a promessa...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]