Teatro é Popular!

ANO: 2022

SERVIÇO REALIZADO: Produção Executiva

A iniciativa irá circular por três RAs do Distrito Federal, indo ao encontro do público nos territórios de origem do grupo

Em 2022, a companhia Mamulengo Fuzuê celebra 15 anos de carreira artística dentro da tradição do teatro popular de bonecos. Para comemorar onde o povo está, o grupo realiza a 3ª edição do projeto “Teatro é Popular!”, ocupando escolas e espaços públicos e comunitários em Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. A circulação será realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, oferecendo espetáculos gratuitos para pessoas de todas as idades.

Criado em 2007, a partir da convivência do brincante Thiago Francisco com mestres e artistas da cultura popular, o Mamulengo Fuzuê segue dando continuidade a brincadeiras e folguedos tradicionais, sobretudo ao teatro de bonecos. São 15 anos de uma estrada que parte de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, atravessando fronteiras e chegando a países como México e El Salvador. Após as duas primeiras edições do “Teatro é Popular!”, realizadas em 2011 e 2017, o grupo retoma o projeto em seus territórios de origem, buscando aproximar suas comunidades das matrizes culturais brasileiras.

teatro 2048x1365 1 Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura
Foto: Alice Lira / Cinese Audiovisual

As brincadeiras, como são chamadas as apresentações de mamulengo, são comumente acompanhadas de música ao vivo, executada por músicos e musicistas brincantes. O enredo, ainda que tradicional, é sempre adaptado a cada público e encenado por bonecos/personagens que representam tipos sociais e seres fantásticos do imaginário popular. Uma forma de expressão reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Cada RA contemplada com o projeto sediará duas brincadeiras do Mamulengo Fuzuê, sendo uma em escola pública e outra aberta em espaços comunitários. Visando acessar públicos variados, os espetáculos nas escolas contarão com interpretação em Libras e serão distribuídos para atender estudantes do ensino fundamental, médio, especial e EJA. No dia 03/11, o pouso será na EC 66 do Sol Nascente/Pôr do Sol e no CEM 304 de Samambaia. Já no dia 4, o projeto ocupa o Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia.

A terceira edição do Teatro é Popular! é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Ao final de todas as atividades, será lançado um videodocumentário, com legendas closed caption.

Histórico do grupo
Mamulengo Fuzuê é brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro popular que celebra a arte para despertar a transformação. O parto do grupo aconteceu no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF), no ano de 2007, quando o brincante ceilandense Thiago Francisco foi iniciado pelos bonequeiros Chico Simões (Mamulengo Presepada) e Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras). Desde sua origem, o cortejo dessa família segue Brasil adentro e mundo afora, firmado na convivência com mestres e mestras tradicionais. O grupo é composto pelo bonequeiro Thiago Francisco e pelos músicos e brincantes Maísa Arantes, Rene Bomfim, Layza Almeida, Gilson Alencar e Inácio Francisco.


PROGRAMAÇÃO ABERTA
03/11 – 09h45: Casa Azul (Samambaia)
04/11 – 14h: Instituto do Carinho (Ceilândia)
05/11 – 10h: Instituto Mãos Solidárias (Sol Nascente)


SERVIÇO
Teatro é Popular – 3ª edição
Celebração Mamulengo Fuzuê 15 Anos

ONDE: Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol – escolas e espaços comunitários
QUANDO: de 03 a 05 de novembro (verifique a programação)
ENTRADA: franca com classificação indicativa livre
REDES SOCIAIS: @mamulengofuzue
SITE: www.mamulengofuzue.com.br
CONTATO: 61 9.8141.5898


FICHA TÉCNICA
Coordenação artística e brincante: Thiago Francisco
Produção executiva: Candiá Produções e Desiree Calvis
Músicos brincantes: Maísa Arantes, Rene Bomfim, Layza Almeida e Gilson Alencar
Interpretação em Libras: Maleta Cultural
Design: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Assessoria de comunicação: Davi Mello e Keyane Dias (Pareia – Comunicação e Cultura)
Registro fotográfico: Alice Lira e LeoMon (Cinese Audiovisual)
Registro e criação audiovisual: Alice Lira e LeoMon (Cinese Audiovisual)

card2 1 Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Confira as notícias mais recentes:

Podcast Conexões para Convergir estreia 4ª Temporada 

Podcast Conexões para Convergir estreia 4ª Temporada 

A nova temporada do podcast Conexões para Convergir estreou no dia 6 de novembro, trazendo ao público uma série de discussões relevantes sobre os principais desafios globais relacionados à soberania e ao clima. Conduzido pela jornalista Gabriela Viana, o programa...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]