Qual a função do gestor de eventos nos eventos virtuais?

Observando os questionamentos de vários clientes e após análises reflexivas com alguns colegas profissionais do ramo percebo nitidamente que o desafio está em alternar “por um tempo” os eventos presenciais para os virtuais. 

Muitas empresas e profissionais já estão nessa boa maré dos eventos virtuais, porém vários outros não observaram ainda que esta tipologia de evento é de altíssima relevância e tem seu valor. Alguns profissionais preferem cair no desespero do que criar alternativas para seu segmento. 

Cabe ao gestor de eventos, cerimonialista ou assessor auxiliar o cliente a criar um bom conceito do evento com um tema atrativo, o gestor auxilia o realizador a definir o layout da ação, seus meios de comunicação, as peças e identidade visual que melhor representará sua marca.

Atualmente em eventos virtuais é necessário e totalmente viável inserir um profissional que será o elo entre participante e realizadores. Os cerimonialistas de plantão precisam estar atentos a oportunidades e auxiliar seus clientes também a encontrarem saídas estratégicas.

gestor evento online Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Este profissional seguirá algumas ações e fará parte de suas atribuições:

· Elaborar o roteiro e conduzir o evento;

· Realizar a gestão do tempo;

· Distribuir as informações aos participantes fazendo também a gestão dos registros;

· Gestão de comentários: será um elo entre participante e oradores; 

· Auxiliar o orador a organizar as perguntas, se necessário agir inclusive como moderador;

· Estar atento na interação junto aos participantes;

· Coordenar apresentações e falas;

· Fazer a gestão dos oradores, palestrantes, público;

· Assessoria na escolha da melhor plataforma para credenciamento, utilização pelo grupo e envio de certificados;

· O gestor pode oferecer auxílio na escolha de fornecedores e acompanhamento das atividades pertinentes a equipamentos e comunicação do evento, prestando assessoria das melhores opções conforme necessidade do cliente.

· Fechar e abrir os microfones

· Pode ficar responsável por enviar o link para todos os participantes na véspera do evento.

O profissional que auxilia eventos virtuais deve conduzir os testes de áudio e vídeo, acompanhar o evento desde o conceito, estar a par de todo conteúdo, programação e auxiliar na organização de ações interativas.

Para o cliente final, ter alguém dedicado para cada ação já demonstra organização, certamente este profissional terá foco em solucionar qualquer eventualidade estando à disposição do participante e do realizador!

Os gestores juntamente com os realizadores devem estar juntos na definição do objetivo do evento, para que todos estejam a par do conteúdo.

Se você é empresário, palestrante, é colaborador de alguma instituição ou se sente apto a capacitar, treinar e instruir pessoas, aposte nesta ação de marketing, de fato é uma ótima estratégica para unir bons conteúdos e network, a cada dia que passa as pessoas estão se adaptando mais e ações como estas podem se tornar lucrativas!

O evento virtual tem um número muito maior de alcance quando se divulga bem e há um bom tema, claramente também há uma redução de custos e os profissionais que se cadastram de fato se interessam pelo seu tema então é uma lista de contatos muito verdadeira.

Seja gratuito ou pago todos os eventos possuem na sua finalidade uma estratégica envolvida.

Atenção! Será que boas oportunidades estão passando por aí?

Milhares de workshops, cursos, palestras, webinars, shows, lives e vídeo aulas estão ocorrendo no mundo todo! Profissionais de todos os segmentos estão sim se modelando a realidade.

Uma coisa garanto: se bem planejado vai ter público para todo tipo de evento e conteúdos. Há interessados em todos os temas e pode com certeza ter interessados nos SEUS!

Aí vão algumas dicas para você começar! 

Primeiramente tenha um bom objetivo, tema e uma programação rica em conteúdos para seu segmento de atuação;

· Monte uma equipe preparada para lhe auxiliar; 

· Veja qual será a melhor ferramenta a ser utilizada, gratuita ou paga…pesquise! 

· Atenção com a internet, som, luz e suas ferramentas, celular ou computadores; 

· Tenha criatividade, analise de fato o que seu público precisa de você, pergunte a eles inclusive!

· Estabeleça parcerias interessantes, divulgue marcas e ações dos seus parceiros que falam sobre temas para seu segmento.

· Tenha alguém de confiança para te ajudar!

· Experimente! 

Se der errado você testou, mas pode dar muito certo também, cada erro vira um ensinamento! Na maioria das vezes DÁ CERTO!

Por Luane Bittes

Publicado: 26 maio, 2020

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias de posts

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Marketing Digital para o Terceiro Setor: estratégias essenciais para organizações e instituições

O terceiro setor, composto por organizações sem fins lucrativos, desempenha um papel crucial na sociedade, abordando questões sociais, ambientais e de saúde. Para que essas organizações alcancem seus objetivos e impactem positivamente a comunidade, é fundamental...

A importância da comunicação e do marketing digital no mundo contemporâneo

Entenda a importância da comunicação eficiente e do marketing digital para fortalecer sua presença online e alavancar seu negócio.

Como a modernização de um site melhora a experiência do usuário

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde a presença online é fundamental para o sucesso de organizações, marcas e causas, especialmente no terceiro setor. Um site desatualizado e mal projetado pode afetar negativamente a imagem da sua organização e dificultar...

Candiá é reconhecida como a “Melhor Empresa de Soluções Gráficas e de Web Design para ONGs e Instituições Beneficentes – América do Sul”

É com imensa alegria que anunciamos uma conquista internacional: a Candiá Produções foi premiada como a "Melhor Empresa de Soluções Gráficas e de Web Design para ONGs e Instituições Beneficentes – América do Sul", no The Developer Awards 2024, promovido pela renomada...

Podcast Conexões para Convergir estreia 4ª Temporada 

A nova temporada do podcast Conexões para Convergir estreou no dia 6 de novembro, trazendo ao público uma série de discussões relevantes sobre os principais desafios globais relacionados à soberania e ao clima. Conduzido pela jornalista Gabriela Viana, o programa...

Solidariedade em Cena: Espetáculo Infantil arrecada doações de alimentos e brinquedos no Brasília Shopping

O espetáculo infantil “O Menino e o Tempo” continua sua temporada com apresentações gratuitas no Brasília Shopping, sempre aos sábados, às 11h, até o dia 16 de novembro. Além de oferecer uma experiência teatral lúdica e sensível, o projeto agora convida o público a...

A Candiá foi a empresa mais votada no ISA AWARDS 2024

Com muita alegria e gratidão, anunciamos que a Candiá foi a empresa mais votada no ISA AWARDS! 💛 Esse reconhecimento é fruto de tudo o que temos construído ao longo dos anos, abrindo caminhos e criando oportunidades para mulheres, jovens periféricos, pessoas com...

Instituto Saber Amar celebra lideranças que transformam realidades sociais em evento de networking e premiação

No dia 19 de outubro de 2024, o Instituto Saber Amar (ISA) realizará a 1ª Noite de Networking e Doações, um evento inédito que tem como objetivo conectar empresas e organizações sociais que atuam em prol da inclusão e diversidade, com foco em públicos minoritários....

Você também pode gostar:

Como a modernização de um site melhora a experiência do usuário

Como a modernização de um site melhora a experiência do usuário

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde a presença online é fundamental para o sucesso de organizações, marcas e causas, especialmente no terceiro setor. Um site desatualizado e mal projetado pode afetar negativamente a imagem da sua organização e dificultar...

Podcast Conexões para Convergir estreia 4ª Temporada 

Podcast Conexões para Convergir estreia 4ª Temporada 

A nova temporada do podcast Conexões para Convergir estreou no dia 6 de novembro, trazendo ao público uma série de discussões relevantes sobre os principais desafios globais relacionados à soberania e ao clima. Conduzido pela jornalista Gabriela Viana, o programa...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]