Qual a função do gestor de eventos nos eventos virtuais?

Observando os questionamentos de vários clientes e após análises reflexivas com alguns colegas profissionais do ramo percebo nitidamente que o desafio está em alternar “por um tempo” os eventos presenciais para os virtuais. 

Muitas empresas e profissionais já estão nessa boa maré dos eventos virtuais, porém vários outros não observaram ainda que esta tipologia de evento é de altíssima relevância e tem seu valor. Alguns profissionais preferem cair no desespero do que criar alternativas para seu segmento. 

Cabe ao gestor de eventos, cerimonialista ou assessor auxiliar o cliente a criar um bom conceito do evento com um tema atrativo, o gestor auxilia o realizador a definir o layout da ação, seus meios de comunicação, as peças e identidade visual que melhor representará sua marca.

Atualmente em eventos virtuais é necessário e totalmente viável inserir um profissional que será o elo entre participante e realizadores. Os cerimonialistas de plantão precisam estar atentos a oportunidades e auxiliar seus clientes também a encontrarem saídas estratégicas.

gestor evento online Comunicação e marketing para marcas, causas, eventos e cultura

Este profissional seguirá algumas ações e fará parte de suas atribuições:

· Elaborar o roteiro e conduzir o evento;

· Realizar a gestão do tempo;

· Distribuir as informações aos participantes fazendo também a gestão dos registros;

· Gestão de comentários: será um elo entre participante e oradores; 

· Auxiliar o orador a organizar as perguntas, se necessário agir inclusive como moderador;

· Estar atento na interação junto aos participantes;

· Coordenar apresentações e falas;

· Fazer a gestão dos oradores, palestrantes, público;

· Assessoria na escolha da melhor plataforma para credenciamento, utilização pelo grupo e envio de certificados;

· O gestor pode oferecer auxílio na escolha de fornecedores e acompanhamento das atividades pertinentes a equipamentos e comunicação do evento, prestando assessoria das melhores opções conforme necessidade do cliente.

· Fechar e abrir os microfones

· Pode ficar responsável por enviar o link para todos os participantes na véspera do evento.

O profissional que auxilia eventos virtuais deve conduzir os testes de áudio e vídeo, acompanhar o evento desde o conceito, estar a par de todo conteúdo, programação e auxiliar na organização de ações interativas.

Para o cliente final, ter alguém dedicado para cada ação já demonstra organização, certamente este profissional terá foco em solucionar qualquer eventualidade estando à disposição do participante e do realizador!

Os gestores juntamente com os realizadores devem estar juntos na definição do objetivo do evento, para que todos estejam a par do conteúdo.

Se você é empresário, palestrante, é colaborador de alguma instituição ou se sente apto a capacitar, treinar e instruir pessoas, aposte nesta ação de marketing, de fato é uma ótima estratégica para unir bons conteúdos e network, a cada dia que passa as pessoas estão se adaptando mais e ações como estas podem se tornar lucrativas!

O evento virtual tem um número muito maior de alcance quando se divulga bem e há um bom tema, claramente também há uma redução de custos e os profissionais que se cadastram de fato se interessam pelo seu tema então é uma lista de contatos muito verdadeira.

Seja gratuito ou pago todos os eventos possuem na sua finalidade uma estratégica envolvida.

Atenção! Será que boas oportunidades estão passando por aí?

Milhares de workshops, cursos, palestras, webinars, shows, lives e vídeo aulas estão ocorrendo no mundo todo! Profissionais de todos os segmentos estão sim se modelando a realidade.

Uma coisa garanto: se bem planejado vai ter público para todo tipo de evento e conteúdos. Há interessados em todos os temas e pode com certeza ter interessados nos SEUS!

Aí vão algumas dicas para você começar! 

Primeiramente tenha um bom objetivo, tema e uma programação rica em conteúdos para seu segmento de atuação;

· Monte uma equipe preparada para lhe auxiliar; 

· Veja qual será a melhor ferramenta a ser utilizada, gratuita ou paga…pesquise! 

· Atenção com a internet, som, luz e suas ferramentas, celular ou computadores; 

· Tenha criatividade, analise de fato o que seu público precisa de você, pergunte a eles inclusive!

· Estabeleça parcerias interessantes, divulgue marcas e ações dos seus parceiros que falam sobre temas para seu segmento.

· Tenha alguém de confiança para te ajudar!

· Experimente! 

Se der errado você testou, mas pode dar muito certo também, cada erro vira um ensinamento! Na maioria das vezes DÁ CERTO!

Por Luane Bittes

Publicado: 26 maio, 2020

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Parceria estratégica: por que organizações do Terceiro Setor precisam de uma agência de comunicação especializada?

Organizações sem fins lucrativos, ONGs e projetos culturais têm o desafio constante de amplificar suas mensagens, engajar públicos e captar recursos em um cenário cada vez mais competitivo. A parceria com uma agência de comunicação especializada pode ser o diferencial...

Correria não combina com criatividade: por que planejamento é tão importante?

Se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos últimos 9 anos aqui na Candiá é que, para entregar o nosso melhor, o segredo está no planejamento. Sabemos que, na correria do dia a dia, é fácil cair na armadilha do imediatismo e que, às vezes, as demandas acabam chegando...

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

As imagens que circulam no marketing, no audiovisual e na mídia moldam parte significativa do imaginário coletivo. Quem aparece nas telas, quais histórias ganham legitimidade, quem tem o direito de narrar: tudo isso influencia diretamente como construímos identidade,...

Comunicação e marketing socioambiental: sementes entre o mundo que temos e o mundo que precisamos replantar

Vivemos um tempo em que a crise climática já não é uma previsão distante, ela está aqui, agora. Enchentes, secas, calor extremo, insegurança alimentar: os sinais são claros. Mas mesmo diante desse cenário, ainda tropeçamos em sobrecarga informacional, negacionismos e...

Artista marabaense Daissak estreia nas plataformas com EP autoral

Trabalho valoriza maternidade, ancestralidade e cultura amazônica em três canções profundas, agora disponíveis nos principais agregadores de música

O Jornalismo na Era Digital: o que influencers e redes sociais têm a ansinar

A revolução digital trouxe mudanças profundas na forma como consumimos informação. Se, por um lado, jornalistas desempenham um papel essencial na construção da verdade e na prestação de serviços à sociedade, por outro, os influencers têm se destacado por estabelecer...

Montagem e gestão de equipes: o primeiro passo para ampliar resultados no Terceiro Setor

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, mas sim por uma equipe.” Steve Jobs –
No universo da comunicação para projetos culturais e do terceiro setor, montar uma equipe eficiente é o alicerce para alcançar resultados transformadores. É mais do que distribuir tarefas: trata-se de criar um ambiente onde criatividade, estratégia e execução andem de mãos dadas.

Você também pode gostar:

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

SEO: como fazer seu site ser encontrado no Google?

No Brasil, onde mais de 80% da população está conectada à internet, ter um site não é mais uma opção – é uma necessidade. Mas não basta ter um site bonito; ele precisa ser encontrado. Segundo estudos, 68% das experiências online começam com uma busca no Google, e a...

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

Os bastidores do setor criativo ainda são territórios de exclusão

As imagens que circulam no marketing, no audiovisual e na mídia moldam parte significativa do imaginário coletivo. Quem aparece nas telas, quais histórias ganham legitimidade, quem tem o direito de narrar: tudo isso influencia diretamente como construímos identidade,...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h

[njwa_button id="24365"]